header

Revista nº 1

outubro 2001

Poetas, Poesia
&
não só…

Nunes Carneiro

OpiniãoOpinião

POESIA NA NET

A Internet abriu um mundo novo de oportunidades para os poetas e a sua poesia.
Existem milhares de páginas em todo o mundo. Muitas delas em língua portuguesa.
São centenas ou mesmo milhares os poetas que, com a Internet, conseguiram chegar aos leitores sem terem de estar ligados uma editora.
Um pouco por todo o lado surgem fóruns de/sobre poesia e aí se trocam ideias, se partilham poemas, se consolidam as palavras. Assim, mais do que nunca, os autores podem estar próximos dos seus leitores.
Numa palavra: a Internet abriu aos poetas, designadamente aos novos autores, um espaço privilegiado de contacto com os leitores e de divulgação das suas obras em todo o mundo.
E com uma vantagem acrescida de, na Internet, não existirem as habituais barreiras físicas da edição escrita e do livro.
Claro que nada substituirá o livro. Mas, o que certamente acontecerá é que a Internet será, muito em breve, o primeiro espaço de contacto dos novos autores com os seus leitores. (Não é por acaso que muitos consagrados estão a aderir…)
O livro virá depois e teremos que encontrar novas formas de impressão e distribuição que possibilitem a sua máxima expansão.
Mais do que uma ameaça, como alguns consideram, a Internet é uma oportunidade única de transformar a escrita, de tornar a poesia numa realidade universal… à distância de um clique.

Se desejar, escreva ao autor

Voltar